Pesquise no blog

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Super-heróis vão invadir a avenida



A Mocidade Unida do Jardim Santa Rosa fecha o desfile na segunda-feira de carnaval. O tema deste ano é “Super Mocidade”, fazendo uma sátira sobre os super-heróis das historias em quadrinhos, protegendo e defendendo Paranaguá.  Um trecho da letra do samba diz assim:  “Eu sou mocidade e vou te levar, a viajar na imaginação, em super-heróis vamos nos transformar e proteger nossa Paranaguá”. A escola promete encantar o público, principalmente as crianças. Na foto o casal de mestre-sala e porta-bandeira  Karina e Kito.

O barreado nosso de cada dia nos daí hoje



A Escola de Samba Leão da Estradinha desfila nesta segunda-feira, 27. O enredo valoriza a comida típica do litoral trazendo a seguinte frase: “O barreado nosso de cada dia nos dai hoje”, criado pelo carnavalesco Mágico Junior. A ideia é mostrar o prato típico como uma das saídas para a movimentação turística do litoral, algo sagrado e importante para a economia e para identidade cultural. A escola vai mostrar originalidade e luxo, características marcantes do trabalho de Junior. 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Ponta do Caju: 28 anos de tradição



A Escola de Samba Unidos da Ponta do Caju vai desfilar quase no dia do seu aniversário de 28 anos. A agremiação foi fundada no dia 28 de fevereiro de 1988, completando na terça-feira de carnaval mais um aniversário. O desfile será na segunda-feira, mas os parabéns já iniciam na avenida após a meia noite, trazendo como enredo o cineasta Cyro Matoso. Juntamente com ele, a escola vai reunir vários amigos do artista. (Na foto a presidente Audileia Ramos). 

Carnailha acontece neste domingo



Acontece no próximo domingo, 26, a 14ª edição do Carnailha, o Carnaval da Ilha dos Valadares. Neste ano a concentração dos foliões será às 18h na Praça Cyro Abalem seguindo até o campo do Itibere onde haverá o baile popular.   A organização do evento fica por conta do Carlinhos da Ilha, o qual estende o convite para todas as pessoas que gostam de se divertir no carnaval. O Carnailha faz parte da programação da folia de momo de Paranaguá e a cada conta com um número maior de foliões. 

Carnaval no Coreto segue até sexta-feira




Os músicos Humberto Pioli e Nilce Ribeiro estão colocando a população em clima de carnaval antecipadamente. O palco do show é o coreto da Praça Fernando Amaro, assim como acontecia nos anos 60 e 70.  O repertório foi criado especialmente para resgatar a tradição, com marchinhas e músicas carnavalescas. As apresentações seguem até sexta-feira, 24, a partir das 18h, na Praça Fernando Amaro. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.  (Foto: Jorge Fujita). 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Tudo pronto para o Miss Paranaguá 2017


No dia 04 de março acontece o concurso Miss Paranaguá no Teatro Rachel Costa. O desfile inicia às 19h e irá eleger a representante local para o concurso oficial (versão BMW Eventos) o qual é promovido no litoral por Caio Felix. Além do Miss, haverá ainda concurso para outras categorias como: mini/infantil/pré-teen / teen/ adulto/ mamãe e pluz-size. Os homens também estarão na passarela através da escolha do Mister Paranaguá nas categorias adulto, juvenil e infantil. Informações pelo telefone 9 9831 – 2176 (Caio). 

Ilha da Magia e seus encantos no carnaval



A Escola de Samba União da Ilha dos Valadares  tem tradição de realizar um desfile muito animado e bonito. Campeã dos carnavais de 2002, 2004, 2012, 2014 e 2015, a escola vai mostrar esse ano o enredo “Ilha da magia” contando um pouco sobre as belezas, a cultura e as tradições da Ilha dos Valadares. O presidente Edvaldo Pedro (foto), tem trabalhado muito junto com sua equipe, amanhecendo no barracão, para fazer um desfile marcante. Apesar de não haver competição neste ano, a escola quer deixar a imagem positiva, como  acontece todos os anos.  O mestre bateria é Luciano Mocambo, a rainha da bateria é Allana Araujo que ensaiam todas as noites fazendo a comunidade aprender com antecedência o samba-enredo. 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Ponta do Caju elege a Rainha da Bateria



Janaina Lima, de 25 anos, foi eleita na noite de sábado, 11, Rainha da Bateria da Escola de Samba Unidos da Ponta do Caju. O concurso atraiu muitas pessoas que gostam de Carnaval, tanto no bairro como de outras comunidades. O resultado foi aplaudido pelo público, afinal simpatia e samba Janaina tem de sobra. Vale lembrar que em 2012 ela foi a 1.ª Princesa do Carnaval de Paranaguá, ficando por meio ponto atrás da rainha eleita naquele ano. 

Festa beneficente em prol de Simone terá várias bandas



No dia 12 de março acontece a festa beneficente em prol de Simone e sua família que é composta pelo irmão, quatro filhos, mãe e a avó. O objetivo é a reconstrução da casa que desabou na enchente que assolou Paranaguá, em janeiro. A festa será realizada na Chácara dos Arrumadores a partir do meio-dia, e já tem confirmada a presença das bandas: Surf Roots, Chamavó, Beer Face, OffName, BadName (cover Bon Jovi), além de Nilce e Humberto e os irmãos gêmeos João e Marcelo, além de grupos de pagode que faltam confirmar. Isso mostra a solidariedade dos artistas locais quando o assunto é ajudar ao próximo. Ela está arrecadando doações para o almoço que vai acontecer no dia da festa (churrasco e bebidas). Informações pelos telefones (41)  98512 – 7561 ou (41) 98428–5030. Simone e sua família estão alojados em uma casa emprestada que está à venda. Fica localizada na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto 2827, ao lado do videokê dos amigos, no Jardim América. 

Bloco dos Malandros


O Bloco dos Malandros já é tradicional no Banho a Fantasia em Paranaguá. Neste domingo, 19, o bloco  estará presente  com aproximadamente 100 foliões. José Reis de Freitas Neto (Juquinha) responsável pelo bloco, conta que a animação vai ter de sobra com muitas marchinhas, sambas-enredos, pessoas fantasiadas e muita alegria. Muitos curitibanos estarão juntos com os parnanguaras em mais este evento, comemorando cinco anos do bloco. “Nossa proposta é de nos adequar ao banho e não o banho se a adequar a nós, há espaço para todos, sempre respeitando as tradições”, antecipa o Juquinha.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Garibanda agitou a Feira da Lua


A Mostra de artes “Circuito da Maré” foi contemplada no Edital “Circula Paraná”, da Secretaria de Estado da Cultura e tem os patrocínios da Copel e Sanepar.

Quem esteve na Feira da Lua do Aeroparque na última quinta-feira, 09, entrou no clima de carnaval. Isso porque a Garibanda do bloco Garibaldis e Sacis realizou uma apresentação marcada pela animação contagiante. O show fez parte da programação do Circuito da Maré que vem integrando Paranaguá, Morretes e Antonina com atividades culturais.  A próxima atração é o Bloco dos Bonecos dia 17 às 20h na Praça Mario Roque em Paranaguá, dia 18 às 20h na Praça Jekiti em Antonina e dia 19 às 16h na Praça do Corteo em Morretes.




'Nosso Toque' completa 12 anos com agenda cheia



O Grupo Nosso Toque está realizando várias apresentações em Paranaguá e região.  Conhecidos por fazer um samba e pagode de qualidade, relembrando antigos sucessos, os músicos estão em nova fase. A agenda cheia reflete um pouco desse momento marcado pelo amadurecimento e comprometimento maior com o público. O grupo tem um público fiel que vem acompanhando as apresentações ao longo desse tempo. São 12 anos de atividades ininterruptas. Nosso Toque também já esteve na Europa, realizando vários shows na França em 2014 (durante a Copa do Mundo), uma experiência vivida por poucos músicos.   Nosso Toque é formado por Claudinho Oliveira (violão) Alexandre Xandele (cavaquinho), Alex Simonato (Pandeiro) e Thide (vocal). Contato: 8469-3722 Claudinho 8521-1783 Thide. Curta a página do grupo no Facebook

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

26 anos de Feirinha da Catedral



Em 2017 a Feirinha a Catedral completa 26 anos. Já se tornou um hábito entre muitos parnanguaras ir à feira nas manhãs de sábado para provar os pastéis, os sucos, comprar frutas e verduras de qualidade.   O prefeito Marcelo Roque (foto), assim como muitos parnanguaras, prestigia os produtos que ali são oferecidos. A primeira produtora rural da feira é a Ines Aizawa, da Colônia São Luis. Ela oferece ao público sucos naturais de frutas que variam de acordo com a época de colheita. É um verdadeiro sucesso! 

Antonina Mágica

Kleverson Tavares é um dos maiores nomes do carnaval do litoral do Paraná. Atua como carnavalesco e figurinista, sendo responsável por grandes criações de luxo 


Neste sábado, 11, às 18h acontece a apresentação do casal de Mestre-Sala e Porta-bandeira da Escola de Samba Filhos da Capela em Antonina. A agremiação tem como enredo “Antonina Mágica” tema que esta sendo colocado em prática pelo carnavalesco Marcelo Cecyn  com apoio de grandes profissionais como Kleverson Tavares (na foto ao lado da rainha de bateria Pamela Pires). As pessoas que desejam desfilar em Antonina devem entrar em contato nos ensaios da bateria. A quadra da escola fica localizada no centro da cidade.    

3 acordes, um som diferente que conquistou





Rodrigo Andres ao violão e voz, Jhonatan no violão solo, Luiz Henrique  no contra baixo e Karen Cardoso no Cajon. Eles integram a banda ‘3 Acordes’ que em março completa o 1º ano de atividades, e aos poucos foi conquistando seu espaço no concorrido mercado musical do litoral. Hoje a banda esta presente na programação dos melhores pubs e  bares do litoral.  O repertório conta com os sucessos do pop/rock com uma nova ‘roupagem’ acústica. A próxima apresentação acontece nesta quinta-feira, 09, na choperia Rabecas e dia 10 no Tropical Caiçara.     

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Sim, tem música clássica no Rabecas bar e chopperia


Nesta quarta-feira, 08, a partir das 21h acontece a apresentação do saxofonista Luiz Carlos Aguiar no Rabecas. Mais conhecido como Aguiar Sax, é músico, funcionário público, estudante do curso de Educação Física e fisiculturista competitivo.


Luiz Carlos Aguiar
Natural de Curitiba-PR, já é quase um parnanguara pelo tempo que mora na cidade. O interesse pelo saxofone surgiu na igreja que frequenta com a família, logo depois estudou durante dois anos o instrumento de sopro na Filarmônica de Antonina-PR, dessa forma aprimorou o conhecimento.
O músico traz fortemente em seu repertório o estilo POP nacional e internacional, a seleção do artista conta com Kenny Garrett, Adelle, Stevie Wonder, Jason Mraz, Colbie Caillat, Aerosmith, Coldplay, Jason Mraz, Alicia Keys, Dionne Warwick, Sam Smith, Bruno Mars, entre outros.

Repertório 
No repertório nacional o artista apresenta várias músicas do grupo Roupa Nova; Domingo de Manhã do Marcos e Belutti; e Flor e o Beija-Flor do Henrique e Juliano, entre outras. Além de se apresentar em bares, casamentos, aniversários e recepções, o artista sempre da um jeito de fazer um trabalho urbano para popularizar a música nas apresentações como artista de rua.

Benefícios 
Estudos demonstram que ouvir música clássica é saudável e traz benefícios que músicas mais populares e menos complexas não são capazes de alcançar. Então, se você gosta desse estilo musical, já pode se considerar uma pessoa de sorte. Nas palavras do artista, “as pessoas estão se sentindo mal, angustiadas, depressivas, e a música como um toque de mágica eleva a autoestima das pessoas, a música é a única coisa que faz você se lembrar de coisas boas, tipo um primeiro amor, o nascimento de um filho, casamento, recordação dos pais”, explica Aguiar.

*CONTATO*: Aguiar do Sax - (41) 98443-4294


Curiosidade 
O Saxofone também conhecido popularmente como Sax, é um instrumento de sopro, encontrado em sete tamanhos: sopranino, soprano, contralto ou alto, tenor, barítono, baixo e contrabaixo. O sopranino, o alto, o barítono e o contrabaixo soam em mi bemol, enquanto que o soprano, o tenor e o baixo, soam em si bemol. A maior parte dos saxofones é curva. O soprano, mais comum na forma reta como o clarinete, aparece também na forma curva. Já o sopranino é reto, aproximando-se do tamanho de uma flauta doce contralto. 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Status21 inicia o ano com lançamento musical


Depois de um longo período de inatividade, a Status21 se reinventou e trouxe de volta toda a essência do pop/rock em um single que marca esta retomada. "Lá Fora" é o nome da canção que carrega o verdadeiro valor da esperança mostrando os sentimentos vividos pelos irmãos Gustavo e Gabriel nesse processo de reconstrução. A banda Status21 retomou a agenda e esta realizando apresentações no litoral e os trabalhos podem ser conferidos no canal do YouTube “Status 21”. Confira a canção “Lá fora”:


Solidariedade



Simone Caroline Gomes é mãe de três crianças e dentro de algumas semanas dará a luz à um menino.  Ela reside com a mãe Helenice, a avó dona Maria de Lourdes e o irmão William. Tudo estava em perfeita harmonia até que que no dia 11 de janeiro a família perdeu a casa (localizada no bairro Labra) na enchente que assolou Paranaguá.   Desde então estão alojados numa residência emprestada por um parente.  Os amigos estão empenhados em realizar uma festa beneficente para que a família possa reerguer a moradia e iniciar uma nova etapa em suas vidas. Quem puder colaborar com doações deve entrar em contato pelo telefone 9 8512 – 7561 ou 9 8428 – 5030. A família sempre teve como marca registrada a alegria e são conhecidos em Paranaguá no meio carnavalesco, mãe e filha são porta-bandeiras, o irmão William é mestre-sala e a avó dona Lourdes era costureira de fantasias  e até 2014 cantava no Coral Asa Branca.