Pesquise no blog

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Peça sobre Júlia da Costa será apresentada dia 05 em Paranaguá


No dia 30 de agosto, a professora Eliane Martins apresentou para os alunos do Magistério a peça Julia na Janela, sobre a vida da poetisa paranaense Julia da Costa (1844-1911). O espetáculo aconteceu no Auditório da Biblioteca Municipal Leôncio Correa, na Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá

Acontece neste dia 05 de outubro, quinta-feira, a partir das 19h30, a peça teatral "Júlia na Janela", no Teatro Municipal Rachel Costa, em Paranaguá. A entrada é de alimentos não perecíveis, não sendo estipulado a quantidade de alimentos por pessoa.

Neste dia será lançado oficialmente o Outubro Rosa em Paranaguá com a presença dos organizadores e apoiadores do evento, assim como as mulheres que são atendidas no Instituto Peito Aberto.

A Peça "Júlia na Janela" conta a história da poetisa parnanguara Júlia da Costa. É um monólogo interpretado pela atriz Eliane Martins e o texto é de autoria de
Teresa Teixeira de Brito.  O texto aproveita parte dos poemas da autora e brinca com os mitos que a envolvem. “Ela teve um grande amor e escreveu muitas cartas enquanto esteve distante da sociedade. No espetáculo, a própria Júlia conta isso ao público”, comenta pesquisadora Teresa Britto, que escreveu o texto.

No palco, a atriz e professora universitária Eliane Martins interpreta a protagonista. “Essa homenagem começou com uma brincadeira, mas virou uma peça que divulga o trabalho maravilhoso desse ícone da literatura paranaense”, comenta a atriz.

O monólogo conta com a participação especial do consagrado músico paranaense Manoel Anísio Moscalewski, que musicalizou alguns dos poemas de Júlia da Costa. Segundo os artistas, a peça mescla a melancolia da autora, que tinha manias de perseguição, com as críticas sociais de alguns poemas presentes no livro Flores Dispersas.



A autora do texto, Teresa Teixeira de Brito, é uma das maiores autoridades em Júlia da Costa e Brasílio Itiberê de Lima. Professora da UFPR aposentada, vice-presidente do Centro Feminino de Cultura, Diretora do Centro de Letras do Paraná e produtora consagrada e reconhecida no Estado.

O evento tem a organização do Rotary Club de Paranaguá-Rocio, Rotaract Club de Paranaguá Rocio, Interact Club de Paranaguá Taguaré e Instituto Peito Aberto.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Paranaguá, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Centro de Letras de Paranaguá, Teatro Municipal Rachel Costa, Rádio Ilha do Mel FM, Jornal Folha do Litoral News, Paranaguá Criativa e Cardume Fotográfico.



SERVIÇO
Peça "Júlia na Janela" - Abertura do Outubro Rosa em Paranaguá.
Dia: 05 de Outubro de 2017 (quinta-feira).
Horário: 19h30.
Entrada: Alimentos não perecíveis.
Local: Teatro Municipal Rachel Costa (Rua XV de Novembro, 87 - Centro Histórico de Paranaguá).
Classificação: Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário