Pesquise no blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Cultura também nas ilhas



O Grupo Abadá capoeira esta expandindo seus trabalhos e agora também esta nas ilhas. Através do professor Rafael Miquiline, as crianças estão tendo oportunidade de entrar em contato com esta manifestação cultural.  A capoeira é hoje a manifestação que mais desperta interesse em homens, mulheres e crianças, de todas as classes sociais, em todo mundo. Recentemente foi tombada como patrimônio cultural brasileiro pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Conheça mais: http://www.abadacapoeira.com.br/

Curtas serão exibidos neste sábado




Neste dia 1º, sábado, acontece mais uma sessão de curtas no Museu Arqueologia e Etnologia (Mae). A programação faz parte do CineMae que vem mostrando o cinema em sua diversidade de formas e temas, exibindo filmes divididos em ciclos temáticos mensais, sempre aos sábados às 19h. Neste sábado vai ser mostrado A criança e o Crocodilo (foto); O Primeiro Natal; A Princesa Yennega; Picc Mi; A criança terrível e Para nós a rua.  

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Professores visitam a Ilha da Cotinga



Na tarde de quarta-feira, 21, os professores da rede estadual de ensino que lecionam a disciplina de Ensino Religioso estiveram na Ilha da Cotinga. A visita fez parte do encerramento das atividades referentes ao ano letivo de 2012. Na ocasião, os professores estiveram na Escola Indígena Pindoty e também na Casa de Reza. O Departamento de Educação Básica da SEED - Ensino Religioso tem uma proposta de trabalho de levar os professores da disciplina a locais sagrados e, com isso, discutir as possibilidades pedagógicas das ações com os alunos. Tudo isto faz parte da constante capacitação pela qual os professores da rede estadual de educação têm a oportunidade de participar, principalmente de Ensino Religioso, uma vez que os professores que ministram as aulas não têm formação na área. Foi válido! 

Grêmio São Vicente realiza festa


  
O Grêmio São Vicente realizará neste domingo, 25, na Diesel, a partir das 16h, uma grandiosa festa de lançamento do samba enredo 2013. A entrada é apenas 1kg de alimento não perecível. A programação inicia às 16h30, com o Grupo Abadá Capoeira, na sequência, tem “Meninos do Choro”, “Johnsson, o Mago das Bolhas”, “Grupo de Rap Agente Livre”, “Grupo Atitude Certa”, bateria da escola de samba São Vicente e encerramento com o Grupo por Acaso. (Foto – diretoria e colaboradores) 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Pesquisa turística



No dia 15 de novembro atracou em Paranaguá o navio de passageiros ‘Aida Caira’ (cruzeiro alemão). Na ocasião aconteceu a pesquisa feita pelo departamento de Estatística da Secretaria do Estado de Turismo com apoio do Curso de Turismo do Isulpar. A pesquisa teve como objetivo conhecer as especificidades dos turistas para adequar toda a organização do turismo receptivo de maneira sustentável e positiva. Na foto vemos a coordenadora do departamento de estatística Gilce Zelinda com sua equipe Carolini, Nádia e Miriam e os acadêmicos Jean, Wanderson, Karine, Carol e a professora Dirce Silva (Isulpar). 

Boca de Fogo é finalista em Araucária




O Quarteto Boca de Fogo de Paranaguá esteve neste final de semana participando do 16º Festival da Canção de Araucária. O grupo ficou entre os 10 finalistas e conseguiu entrar no CD que contem as músicas vencedoras do evento. Vale ressaltar que o Festival é nacional e conta anualmente com músicos e bandas de diversas regiões do país. O evento foi dividido em cinco categorias: popular, sertaneja, banda, composição e infanto-juvenil, sendo realizado no Ginásio de Esportes da cidade. Parabéns ao Quarteto Boca de Fogo pela conquista. 

domingo, 18 de novembro de 2012

O Caminho do Além


O cineasta Cyro Matoso está produzindo mais um filme. As filmagens já iniciaram e devem finalizar no inicio de 2013. Trata-se do filme “O caminho do além" que conta a história de uma mãe com sua filha passando por problemas de saúde. Através da fé elas recebem a intercessão dos Santos “Cosme e Damião” junto a nossa Senhora e Jesus Cristo. Com esse curta metragem  Cyro pretende encerrar sua carreira.
No elenco a produção conta com artistas locais como irmãos Ronye Gervasi e Roger Gervasi, e também Carolina Maia ( atriz, cantora e produtora da Processo Multi Artes de Curitiba).


Premiação do projeto Hally Fotográfico


O Colégio Estadual “Maria de Lourdes Morozowski” premiou os alunos vencedores  do projeto “Hally Fotográfico - Vida em Foco”. No projeto os alunos captaram imagens em torno da escola e o resultado foi ótimo. Uma comissão escolheu as melhores fotos e os vencedores ganharam prêmios como câmera fotográfica, celulares e outros brindes que foram doados por empresas que apoiaram o projeto. Em 1º lugar ficou João Victor  (9ºE);  2º lugar Matheus Wilian (8ºD), 3º Lugar Stephany Michele ( 9ºF), 4º lugar: Rafael Alencar (9ºE), 5º lugar Edimilson de França (8ºG), 6º lugar Edite Gabrielle (8ºD). A direção do colégio e os professores  agradecem a todos que colaboraram.

História, Tradição e Fé



Uma das imagens mais bonitas da Procissão de Nossa Senhora do Rocio foi a chegada da imagem a Catedral Diocesana. Cerca de 150 mil pessoas acompanharam o trajeto numa linda demonstração de fé em torno da Padroeira do Paraná. Ano que vem a festividade completa 200 anos. Outro detalhe importante é que o Estado Paraná é o único no Brasil que possui Padroeira reconhecida pelo Vaticano em função dos inúmeros milagres realizados. A festa encerra hoje, dia 18.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Jéssica Lenna se destaca em Curitiba



No último domingo, a parnanguara Jéssica Lenna fez sucesso nas passarelas do Clube Dom Pedro II em Curitiba. Ela ficou em 2º lugar no Concurso Models In Evidence 2012. O concurso foi produzido por Wilma Taurino, da Modernittà Eventos. No desfile participaram 20 modelos. "Estou muito feliz por mais esta conquista, agradeço primeiramente à Deus, à minha família e à todos aqueles que me apoiaram acreditando em meu potencial", com a Jéssica que sempre esta destacando a cidade de Paranaguá. Parabéns!

Giulia e Geovane são eleitos Garota (o) Estudantil 2012



O casal Giulia Maidel do Colégio Jerusalém e Geovane Castro do Colégio José Bonifácio, foram eleitos Garota e Garoto Estudantil 2012. O concurso aconteceu na noite do último sábado na Diesel Clube e contou com um público de duas mil pessoas.  A promoção de Getulio Rauen foi marcara pelo sucesso através de uma decoração e apresentação que primou pelo bom gosto. Na passarela representantes de todos os colégios de Paranaguá mostraram desenvoltura nos trajes social e esportivo. O evento foi elogiado por todos que lá estiveram! Parabéns aos vencedores e ao Getúlio pela promoção.  (Foto  Bel Tribal)

Marcelo Fogaça é eleito Mister Paranaguá


Marcelo Fogaça, 25 anos, bacharel em Administração com Ênfase em Gestão Portuária, foi eleito Mister Paranaguá em noite de gala no último dia 09 no Teatro Municipal Rachel Costa. O concurso promovido por Leslie Camargo reuniu 15 rapazes que ensaiaram três meses. Além de beleza e simpatia, também foi analisada a questão cultural, tão exigida nos concursos atuais. Marcelo Fogaça estreou nas passarelas há três anos e já participou de vários desfiles e agora irá representar Paranaguá na versão estadual. Marcelo que mora no Conjunto Nilson Neves, esta fazendo sua segunda faculdade (cursa o 3º ano de Ciências Contábeis). O jovem dedicou a vitória ao seu irmão, Marcio Fogaça, que foi candidato ao Mister Paranaguá em 2009, e que faleceu vítima de acidente três semanas antes do evento. (Na foto Marcelo com a promoter Leslie Camargo).   

domingo, 11 de novembro de 2012

Nosso Toque no Paraná Acontece


O grupo de samba e pagode “Nosso Toque” de Paranaguá esteve no último dia 02 no programa “Paraná Acontece” da Band. O grupo está em ótima fase e vem conquistando outras cidades e espaço na mídia, mostrando que Paranaguá é berço de muitos artistas talentosos. No programa eles cantaram a música “Já Foi” composta por Claudinho Oliveira e Renne Fernandes e também “Despedida sem Adeus” composta por Claudinho e Rafael Passos. Na foto os músicos com o apresentador Jackson Luiz e a musa do atlético paranaense Katiuska Glesse.

Fabricando arte encerra atividades


 

Nesta semana aconteceu a entrega dos certificados do projeto Fabricando Arte aos alunos da Escola Municipal “Aníbal Ribeiro Filho”, Parque Agari. O Fabricando Arte é realizado em parceria com a empresa Dixie Toga colocando as crianças em contato com as artes visuais, descobrindo talentos e incentivando na produção artística. Nas oficinas os alunos adquirem técnicas de aperfeiçoamento obtendo ótimos resultados.  Na foto os pequenos formandos com o professor Marcos Piantá.

Atitude Certa hoje no Rocio


Grupo é presença certa nos maiores eventos do litoral paranense
Neste domingo, às 21h na Festa de Nossa Senhora do Rocio acontece o show do grupo de samba e pagode “Atitude Certa”. O grupo surgiu em 2007 e tem como vocalista o músico Marlon Andrade que é presença  constante no cenário musical de Paranaguá desde quando era criança. O grupo Atitude, como é chamado, tem uma agenda intensa de shows em Paranaguá e região. No repertório o público terá a oportunidade de conhecer canções de composições próprias e também sucessos de bandas nacionais atuais. Vale a pena prestigiar!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Loja Mandicuera



A Associação Mandicuera de Cultura Popular abre neste sábado uma loja de artesanato. A loja fica localizada na rua Conselheiro Sinimbu, centro histórico, serão vendidos produtos artesanais da Ilha dos Valadares, além de roupas alternativas, fantasias, adereços, cenários e objetos de decoração caiçara. No dia 10, será oferecido um coquetel de inauguração com fandango mandicuera às 15h. Telefone para contato 41 3425 5275.

“Nha Fala” será exibido neste sábado no Museu




Acontece neste sábado, 10, às 19h no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) a exibição do filme “Nha Fala”. A produção é de Guiné Bissau, Luxemburgo, Portugal e França. Trata-se de uma comédia musical protagonizada por uma linda jovem que desobedece a juma tradição cultural e familiar de que não poderia cantar (mesmo sendo talentosa). Mas a jovem chega a gravar um disco, ou seja, ela desafia a tradição, e decide voltar para casa para confessar à sua família e receber o castigo. O filme já ganhou vários prêmios ao redor do mundo e será exibido neste sábado gratuitamente às 19h no Museu. É o projeto Cinemae, o cinema dividido em sua diversidade de formas e temas, divididos em ciclos temáticos mensais.
Saiba mais: Clique aqui

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Meninos do Choro, dia 07 no Rocio


 

A atração do dia 07 de novembro na Festa de Nossa Senhora do Rocio é o grupo musical Meninos do Choro. A apresentação inicia às 21h no palco central da Praça da Fé. O grupo é formado por músicos talentos, sendo uma promessa positiva para o futuro. Integram o grupo: Gabriel Ferreira (flauta), Andre Felipe (rebolo), Gabriel Gama (cavaco), Luiz Felipe (pandeiro) e o professor Mayckon Alves (violão). Vale destacar que o gripo vem se apresentando em varias cidades. A agenda cheia comprova a ótima repercussão que o grupo vem conquistando.

Garota (o) estudantil 2012


 

Getulio Rauen promove no dia 10 de novembro da Diesel Clube, a partir das 20h o badalado concurso Garoto e Garota Estudantil 2012. Representantes de todos os colégios de Paranaguá estarão neste evento que é aguardo pelos jovens da cidade. Muitas torcidas prometem agitar o evento que é também uma confraternização entre os estudantes da cidade. No ano passado foram eleitos Letícia Silveira e Guilherme Augusto (foto) que estarão passando os títulos para os vencedores de 2012. Prestigiem!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

The Revenge, dia 08 na Festa de Nossa Senhora do Rocio




Uma das bandas de rock mais populares do litoral do Paraná, a The Revenge, também vem mostrando que o rock tem seu espaço garantido nos festejos do calendário de eventos da cidade. O grupo que faz um trabalho de divulgação do rock clássico relembrando os bons tempos dos anos 50, 60 e 70, estará na festa de Nossa Senhora do Rocio. O show da banda The Revenge será no dia 08 de novembro a partir das 21h. Quem convida são os músicos da banda juntamente com Valter e Rosana, pais dos vocalistas e incentivadores da banda.