Pesquise no blog

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Tesouros do Museu Nacional em Paranaguá


O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) recebe em Paranaguá nesta sexta-feira, 4 de maio, a exposição itinerante “Tesouros do Museu Nacional”. A exposição contempla todas as áreas do Museu Nacional: Antropologia, Botânica, Geologia, Paleontologia, Zoologia, Obras raras, Arquivo e Acervo Histórico do Museu. O objetivo da mostra é estender a uma ampla gama de brasileiros um vislumbre dos ‘Tesouros’ conservados no Museu e que normalmente só estão disponíveis aos que visitam o museu na cidade do Rio de Janeiro. Com um acervo de aproximadamente 15 milhões de itens, o Museu Nacional foi criado por Dom João VI em 1818 e é a mais antiga instituição brasileira dedicada à ciência geral. A exposição fica em cartaz até 27 de maio.
O MAE fica na Rua XV de Novembro, 575, Paranaguá/PR. Mais informações: Curitiba: (41) 3313-2042 / Paranaguá: (41) 3721-1200.

ESCULTURA FEMININA, SEM CABEÇA

Mármore branco e rosado. Veio, Itália 60 cm.
A peça retratada é uma estatueta kóre de estilo arcaizante, possivelmente cópia da época romana. A figura feminina em pé veste uma longa túnica drapeada, erguida delicadamente com as duas mãos. O habilidoso escultor que a produziu se valeu do contraste entre o corpo, feito em mármore branco, e os pés, feitos em mármore rosa, assim como a cabeça, agora desaparecida e provavelmente também feita do mesmo material, com a intenção de representar a pele humana. Pertence ao conjunto de objetos encontrados em uma tumba durante as escavações conduzidas em Veio, em 1853.

Nenhum comentário:

Postar um comentário